Lé com Cré

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”


Esta é a definição de “SAÚDE” mais difundida pelo mundo, no entanto, não é o que temos visto.





Os hospitais acabam sendo um meio de disseminação de doenças infectocontagiosas por conta do discuido dos profissionais que queixam-se dos problemas ao invés de realizar seu trabalho, e os líderes o que fazem para melhorar?
O Brasil apresenta um programa de saúde excelente, algo que não existe em outro país, mas é bom apenas no papel porque na prática o que é mostrado é o sofrimento de inúmeras pessoas a espera de um atendimento, a espera de um socorro, na dependência de um medicamento dado pela rede pública, aquele que necessita fazer um exame e não consegue porque os hospitais não têm o aparelho para a realização, pessoas morrendo no local em que foram em busca de cuidados para sua vida.

O problema é sempre a falta... Falta do material do profissional do equipamento e do remédio. Além da falta de compreensão, falta de respeito, falta de profissionalismo, falta de preocupação que vemos em destaque.
Os profissionais que estão nessa área tiveram a oportunidade de escolha, sabemos desde o inicio a desvalorização profissional da saúde e se mesmo assim queiramos seguir em frente devemos ter respeito com aqueles que necessitam de nosso trabalho.
A falta de profissionais muitas vezes ocorre porque os que deveriam estar a trabalho fazendo os atendimentos estão em outros locais, outros consultórios.
Alguns hospitais tiveram melhorias na estrutura, receberam equipamentos, reforçaram o número de profissionais, entre outras. Mas isso não é suficiente, pois não basta manter a atenção sobre um hospital enquanto cai no esquecimento mais de quatro hospitais públicos.
Esperamos que isso mude algum dia, que todo o planejamento e programa presente no papel sejam vistos no dia-a-dia. São tantas formas de mudar essa situação, e começa por quem estar trabalhando seja o enfermeiro, o médico, a assistente, os maqueiros, os diretores do hospital, os técnicos de laboratório, os radiologistas, farmacêuticos, entre outros.
Os profissionais devem ter consideração com aqueles que necessitam de seu trabalho, os pacientes devem ter consideração com os profissionais que passam por todo transtorno de trabalhar em condições precárias e receber menos do que merecido e os líderes governamentais precisam se atentar à esse grande problema chamado Saúde Pública!


Texto feito por Louise Schiatti e Jéssica Riguete

One Response so far.

  1. Unknown says:

    no sus qualquer reclamação o funcionário mostra um quadro que está bem a vista - não ofender funcionário publico, etc e sabe quem paga os salários destes pilantras que são acobertados pela lei e nos intimidam usando deste artificio, que ofende a honra de nossos cidadãos que tanto já contribuíram para o sustento desta corja. Desculpem-me os cidadão honrados que irão ler este desabafo, mas é só indo no posto de saúde que nos dá náuseas.

Leave a Reply