Lé com Cré

Saúde Brasileira a nível mundial
             
                No Brasil por ano são gastos cerca de R$ 36 bilhões de reais com a saúde publica no país de acordo com o site g1.globo.com, um elevado valor porém se comparado com o valor que deveria ser investido neste ramo ainda há uma grande defasagem nos valores. 


               Na saúde publica do Brasil, há grandes deficiências que ao longo dos tempos não foram solucionadas e tornam o padrão do sistema de saúde publica no Brasil consideravelmente baixo comparado a países como, a Alemanha, França, Inglaterra, Cuba onde prisioneiros tem todo o direito de receber um atendimento hospitalar dentro dos mais autos padrões, além de outros países referenciais neste ramo. Porém se compararmos a saúde publica do Brasil com países como, por exemplo, EUA onde não há a presença de um sistema público de saúde, onde o valor de um plano de saúde é muito elevado.


                   Devido aos altos custos de saúde nos Estados Unidos poucos tem acesso aos planos, que são a única opção para quem quer realizar algum tratamento sem sair do país sem pagar altos preços por um, muitas vezes, pequeno tratamento e conseqüentemente, acabam em certos casos recorrendo a países vizinhos ou, quando não colocando seus bens a disposição de planos e hospitais como garantia de um futuro pagamento para que possam ter o inicio de um tratamento adequado. Podemos citar como exemplo um fragmento de um depoimento de uma imigrante brasileira residente nos estados postado no site imigrar.com no ano de 2008 “...se você tiver um acidente feio, um dia só na UTI, custa entre 3 a 5mil dólares ao dia”, “...Plano de saúde nem 20% dos americanos tem, os mais simples , básicos de tudo saem por volta de 400 dólares por pessoa,por isso ninguém tem. E estes planos não cobrem quase nada. A maioria por exemplo cobre por ano um valor Maximo de gastos por exemplo 10 mil dólares,” podemos citar o fragmento do texto Sicko vs. Sistema de saúde, presente no site nicolegica.wordpress.com “Aqui nos EUA, quando uma pessoa não tem dinheiro para pagar o tratamento ou qualquer coisa que precise ser feita em um hospital, ela não pode ficar no hospital.” 


            Se compararmos a realidade da saúde em outros países onde nem um sistema público existe poderemos parar para refletir que um pais como o Brasil ter 5 de seus hospitais públicos(incluindo Hospitais Universitários) no ano de 2009 referenciais no ranking de melhores hospitais do mundo, mostra que por mais que o sistema não seja perfeito estamos caminhando rumo a um objetivo de futuramente ter um dos melhores sistemas de saúde a nível mundial, pode ser que este objetivo esteja um pouco longe no momento para o pais mas isto não quer dizer que nunca chegaremos lá.


Luana D’Arc e Larissa Lopes

Leave a Reply