Lé com Cré

A situação do sistema de saúde pública do Rio de Janeiro está sendo
uma mistura de negligência, omissão de socorro e desrespeito ao ser humano, que tem revelado o descaso com a população mais carente dos municípios fluminenses.
Podemos citar alguns casos acontecidos a alguns dias atrás que demonstram isso.

Dois desses casos aconteceram no mesmo hospital, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde surpreendentemente uma idosa foi encontrada com vida, após o médico ter atestado a sua morte. A senhora havia sido internada em estado grave no Hospital de Saracuruna, e após sofrer um AVC no dia 23 de setembro, o médico que fazia o atendimento informou aos familiares que a idosa havia morrido. A senhora, no entanto, foi encontrada com vida pelos familiares que foram fazer o reconhecimento do corpo no necrotério. Ela foi encaminhada para o CTI, onde permanece internada em estado grave.

Não são somente os casos de negligência que afetam o hospital de Saracuruna. A falta de macas e leitos também assombra quem precisa de atendimento de emergência. No dia 25 de setembro, um idoso morreu em frente à emergência do hospital. Segundo os familiares, o homem estava aguardando atendimento, pois não havia macas para levá-lo para dentro da unidade. A filha do idoso afirmou que seu marido tentou entrar no hospital para encontrar uma maca, mas foi impedido pelos seguranças. Neste intervalo de tempo, o homem não resistiu e morreu.

A falta de leitos e o desrespeito com a vida nos hospitais do Rio de Janeiro também foram responsáveis pela morte de um jovem de 21 anos, que caiu de uma laje e bateu com a cabeça. Em estado grave, ele precisou percorrer cinco hospitais até conseguir atendimento no Hospital Salgado Filho, no Méier, zona norte do Rio. Porém já era tarde demais. Na manhã do dia 29 de setembro, o jovem morreu.

Está é uma reportagem que mostra esses casos:

http://youtu.be/Gu_xBWuyPoA


por: Juliana Leite
e Luciana Henriques

Leave a Reply